Nos últimos anos, a evolução das ferramentas digitais e a confiança do consumidor em realizar compras por meio da internet revelou um contexto muito favorável para o e-commerce. No entanto, apesar dos fatores positivos, muitas empresas acabam não sobrevivendo neste meio por muito tempo.
Em contrapartida a situação econômica do Brasil, as projeções para este ano sobre e-commerce se mostraram positivas, com expectativas de crescimento de 20% segundo apontamentos do E-Bit, contudo, tal qual muitas lojas virtuais surgem, por outro lado, grande número destas tem um curto tempo de vida, e isto se dá, em razão do surgimento prematuro e falta de preparação.
“As pessoas se entusiasmam e não entendem que somente abrir uma loja virtual e colocar os produtos no ar é diferente de gerenciar um e-commerce, com infra-estrutura de operação, entregas, reposição, etc.” Declara Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Principais equívocos que levam um e-commerce ao fracasso
Esta realidade se configura como um verdadeiro desperdício de bons negócios e, também, dinheiro. Em razão disto, destacamos alguns dos principais equívocos cometidos e que levam um e-commerce ao fracasso:
Planejamento Deficiente: Com os índices promissórios que a internet tem revelado, muitos, na ânsia de obterem uma alta margem de lucro por meio do online, acabam não estruturando suas metas a longo prazo, assim ignorando questões essenciais como: quem é, como atingir o público potencial, pesquisas sobre o mercado, plataforma e funcionalidades a serem utilizadas.
Não proporcionar ao consumidor uma boa experiência no primeiro contato: Informações insuficientes sobre os produtos, fotos pouco detalhadas ou de má qualidade acabam apagando o desejo de compra do internauta, como também dificuldades para confirmar determinado produto, devido a necessidade de abrir muitas páginas.
Buscas específicas por mercadorias disponíveis, quando não são eficientes, do mesmo modo, ocasionam o abandono do site, sendo muito importante um filtro capaz de encontrar item X mesmo que a palavra tenho sido escrita incorreta.
Muitos destes comércios não compreendem que se o cliente procura realizar suas compras pela internet, o mesmo espera ter praticidade e descomplicações, sendo de crucial relevância tornar a experiência algo mais simplificado possível.
Falha na comunicação: A comunicação de uma empresa faz parte de seu sucesso ou ruína, do mesmo modo se repete na internet. Este é um erro que por vezes acontece, pois acabam por subestimar esforços que deveriam ser voltados a divulgação da loja, também no contato com o cliente, não valorizando suas dúvidas, reclamações ou sugestões.
Excesso de Propagandas: Nada usado ao extremo vem a ser bom, afirmação totalmente aplicável quando se trata de propagandas em e-commerce, pois quem está a acessá-lo não deseja encontrar um layout abarrotado de anúncios, barras laterais e pop-ups. Isto torna o site poluído e, consequentemente, repele o consumidor.
Falta de profissionais qualificados: Por vezes, quem inicia um e-commerce erroneamente se permite o descuidado quando as vendas vão bem, todavia, é certo que esta é uma grave falha, um vez que qualquer negócio demanda atenção contínua, principalmente na internet, ambiente onde tudo acontece de forma muito dinâmica.
Lojas online também devem ter boa estrutura quanto a logística e estoque, bem como anteriormente mencionamos, em todo o seu planejamento, inclusive mensuração de periódica de resultados e reavaliação das ações, questão que demanda bons prosfissionais.
Analisando todos estes pontos, se torna compreensível a razão de, mesmo em um cenário repleto de oportunidade de lucro e crescimento, tantos e-commerce sucumbirem tão cedo, pois o que de fato falta, são projetos pensados a longo prazo, e estratégias online bem construídas.