NETWORKING: a chave para fortificar suas Estratégias Comerciais

Desde os primórdios da existência, o “relacionar-se” sempre foi uma necessidade comum dos seres humanos. Desde a época das cavernas até o mundo globalizado, esta não veio a isentar-se de nossas características, pelo contrário, descobrimos como trabalhá-la a nosso favor, e da mesma maneira também, beneficiar o grupo de pessoas, assim promovendo integração reciprocamente positiva entre os envolvidos. Isso é o networking!

Ao se tratar de matéria empreendedora, manter diálogo com demais profissionais e organizações vêm a ser uma chance muito oportuna de se realizar novos negócios, adjetivar a estrutura da empresa, outrossim, o ampliar de conhecimento em benefício das estratégias.

Assim, é o denominado Networking

Termo derivado da língua inglesa, “net” que significa rede, e “working” trabalhando, faz referência a grupos de contatos comerciais entre indivíduos e respectivas companhias que tem por objetivo compartilhar ideias ou noticias de interesse e concretizar parcerias que ofertem ganhos mútuos a seus membros.

Nutrir uma rede de relacionamento estratégico proporciona ao empresário obter apoio e contribuição de indivíduos “chave” para determinados projetos, como também em transações comerciais, e principalmente, a adquirir e usufruir de uma das matérias-primas do sucesso empresarial: a vasta gama de informações.

Reid Hoffman, co-fundador e presidente do conselho da rede social Linkedin, se posiciona sobre mesmo pensamento, segundo seus dizeres, Networking é uma rica fonte para proveito de empresários e suas instituições.

“Pessoas podem oferecer o melhor conselho urgente. Pessoas podem adequar o conselho exatamente para a sua situação. Pessoas geralmente sabem de coisas que ainda não estão públicas no Google […] E há mais pessoas inteligentes no mundo que não trabalham na sua companhia do que o total de pessoas inteligentes que trabalham nela” […] Então olhe para além do seu escritório”, afirma.

Além de uma ferramenta que vem a equiparar a instituição quanto aos desafios do mercado, do mesmo modo, é um importante item a se agregar ao marketing pessoal, “[…] marketing boca a boca eu já conhecia e sei que funciona. A confiança é muito grande. Agora mesmo sou grato aos colegas, pois estou recebendo referências e gerando negócios. Isso é real e estou expandindo minha empresa. Esse era o objetivo inicial quando entrei na equipe.” Confirma Darci Scoton, empresário e sócio da ABCD Emergência.

Integrante do BNI Premier São Paulo, Darci confirma suas experiências profícuas nos encontros semanais entre os empresários, e a satisfação em ser parte desta aliança:

“A cada encontro semanal percebo que fazer o 1 a 1 é muito legal. […] Conhecer a pessoa e seu entusiasmo nos dá a confiança que precisamos para indicá-la e, por isso, prestar muita atenção em todo o processo é de fundamental importância. Sou grato a pessoa que me convidou e como retribuição continuo a fazer o mesmo para expandir e potencializar o grupo, além de manter minha dedicação e integridade.”

O grupo BNI é reconhecido mundialmente como a organização de Networking de maior êxito, devido suas alianças e parcerias bem sucedidas, reunindo empreendedores de diversas áreas do mercado, promovendo a troca e enriquecer de conhecimento entre todos eles, igualmente agregando valor ao know-how pessoal de seus componentes.

Em seu depoimento, Darci faz o convite a outros representantes de negócios a partilharem da mesma experiência e verem, com os próprios olhos, o horizonte de oportunidades presentes no BNI.

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