SEO: Otimização de sites para buscas + Contador de Caracteres

Se você está pensando em usar o Google para potencializar os resultados da sua empresa, saiba que precisa conhecer a otimização SEO. Trata-se de uma das melhores estratégias não só do mecanismo de busca, mas também de toda a internet.

Quem nunca deu um Google para encontrar uma resposta que precisava, não é? Pois bem, todos os resultados que aparecem na primeira página de busca para a pergunta que você fez, com exceção dos anúncios, foram de sites otimizados em SEO.

Aos usuários comuns do Google, obter respostas instantâneas é uma ajuda e tanto. Para as empresas, porém, é uma grande oportunidade de fazer negócios. De acordo com o User Guiding, 92% das pessoas escolhem na primeira página de resultados.

Isso quer dizer que você pode levar um tráfego gigantesco do Google para o site da sua empresa, apenas esforçando-se para deixá-lo entre os primeiros resultados para determinadas perguntas. Ou seja, fazendo otimização SEO.

Logo abaixo, vamos te explicar tudo o que envolve essa estratégia. A importância, benefícios, fatores de rankeamento de sites do Google e como aplicá-la efetivamente. Para que, com a otimização SEO, você tenha alcance e resultados expressivos.

O que é otimização SEO?

Otimização SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento do site nos resultados orgânicos do Google.

A cada instante, milhares e milhares de pesquisas são feitas no mecanismo de busca pelos usuários. Principalmente, para encontrar respostas para perguntas em específico.

Desse modo, para entregar os melhores resultados possíveis, isto é, informações relevantes, autênticas e mais precisas, o Google usa a otimização SEO para ranquear os sites.

Isso é feito por meio da palavra-chave utilizada pelo usuário. Por exemplo, se você digitar no buscador a palavra “marketing digital”, o Google vai procurar páginas que façam sentido com o termo em uma fração de segundo.

Assim, os sites que aparecem nas primeiras posições, chamados também de SERP (Search Engine Results Page) são aqueles que melhor trabalharam a otimização SEO. Ou seja, que mais consideraram os fatores de ranqueamento impostos pelo Google.

Qual a sua importância?

Para qualquer empresa, a otimização SEO é muito importante. Cada pesquisa feita por alguém que faz parte da persona da marca é uma oportunidade única de entregar a resposta certa. Logo, se você fizer isso frequentemente, pode expandir seus resultados.

Imagine que você tenha uma empresa que ajuda pessoas comuns a crescerem nas redes sociais, por exemplo. É um público imenso e cheio de dúvidas em comum.

Eles se perguntam como criar conteúdo na rede social, usar determinada ferramenta, quais estratégias podem ajudá-los a terem mais visualizações ou engajamento, dentre outras coisas.

Com isso, você pode selecionar esses e outros tópicos e criar materiais para o site da sua empresa que respondam esses questionamentos, deixando-os do jeito que a otimização SEO recomenda.

Quando um usuário pesquisar no Google uma dessas perguntas em comum, sua resposta será uma das primeiras a aparecer. E, muito provavelmente, será aberta e lida por essa pessoa.

Além de ter sua pergunta respondida, quem pesquisou e encontrou seu site pode voltar a acompanhar seus conteúdos por mais vezes, virar um lead e até mesmo ser transformado em cliente.

Portanto, a otimização SEO é uma das estratégias mais eficientes não só do Google, mas também das demais plataformas digitais. Ainda mais porque conta com ótimos benefícios.

O que é o Contador de Caracteres?

Metadados de SEO são absolutamente relevantes no contexto de busca e persuasão do usuário interessado na sua oferta de produtos ou serviços. Significa que você precisa descrever as páginas do seu site para os buscadores a fim de aumentar as taxas e prioridade de cliques no conteúdo.

Dada a sua importância, disponibilizamos o contador abaixo para auxiliar na contagem dos caracteres já que o Google, por exemplo, limita a quantidade de toques no resultado de busca.

Por isso, para facilitar a sua vida, disponibilizamos abaixo um Contador de Caracteres para SEO:

Principais vantagens da otimização de SEO

Agora que você sabe o que é otimização SEO e sua importância, é hora de mostrarmos quais vantagens essa estratégia traz exatamente aos resultados e relevância da sua empresa. Confira!

Visitantes

Trabalhar a otimização SEO no site da sua empresa é colocá-la visível a milhares de potenciais clientes. Segundo o Internet Live Stats, são mais de 3,5 bilhões de pesquisas feitas diariamente no Google. Sendo 91 mil por segundo.

Com certeza, muitos dos que usam o mecanismo de busca possuem características similares à persona mapeada pela sua empresa. Então, você pode levar quantias tão surpreendentes como os números do Google para sua página, trabalhando a otimização SEO.

Conversões

Gerar muitas visitas para o site da empresa é apenas a ponta do iceberg das vantagens da otimização SEO. Com a estratégia, você pode transformar uma visita em uma conversa, uma conversa em um relacionamento, e um relacionamento numa conversão.

Quando um potencial cliente visita sua página otimizada em SEO, o que ele vai encontrar é um conteúdo de valor, fácil de ler e entender. Ficando satisfeito, é muito provável que esse usuário queira ver outras informações disponibilizadas pelo site da empresa. Assim, um relacionamento começa a se formar.

Caso você convide pessoas que o visitaram várias vezes para se cadastrar na newsletter da empresa para receber conteúdos tão ricos quanto aqueles, é possível convertê-las em lead. Ou seja, em um contato que já possui certa confiança no seu trabalho.

E, alimentando o relacionamento com seus leads estrategicamente, não vai demorar muito até que esses contatos possam ser transformados em conversões, isto é, vendas para a empresa.

Autoridade

À medida que mais visitantes chegam no seu site e mais pessoas são convertidas em leads ou clientes, a autoridade da empresa aumenta. Quem fica satisfeito com os conteúdos compartilhados, pode deixar feedbacks positivos nos comentários ou indicar tal material para outras pessoas, por exemplo.

Além disso, por conta dos bons números de visitas, o próprio Google mantém o site ali nas primeiras posições do SERP. O que faz a empresa ficar cada vez mais conhecida e com credibilidade em alta para os usuários.

Em outras palavras, aplicar a estratégia de otimização SEO gera um efeito cascata, uma bola de neve sem fim para a empresa. O que significa resultados ainda melhores com o passar do tempo.

Economia

A otimização SEO é uma estratégia orgânica. Ou seja, ela não precisa de investimento financeiro para funcionar, mas sim de tempo, dedicação e técnica. O que já não acontece na outra estratégia do SEM (Search Engine Marketing), isto é, os links patrocinados.

Sabe aqueles dois primeiros resultados que aparecem em uma pesquisa do Google com a palavra “anúncio” no lado da URL do site? Então, esse é o link patrocinado em ação.

Neste caso, a pessoa ou empresa precisa investir quantias consideráveis de dinheiro para que o Google mostre seu site com prioridade em determinada palavra-chave.

O link patrocinado é uma estratégia para curto prazo. Ou seja, você alcança resultados expressivos em semanas, caso o faça da maneira correta. Enquanto o SEO é uma prática mais voltada para o longo prazo. Pouco a pouco a estratégia começa a surgir efeito.

Ainda assim, mesmo usando o método de alcance pago do mecanismo de busca, a maioria mantém o SEO como uma forte estratégia para atrair, engajar e converter pessoas. Até porque, é mais econômico, não é verdade?

Isso pode ser ainda mais importante para empresas que ainda estão começando e não tem tantos recursos para investir em campanhas de tráfego pago, por exemplo.

Fatores de rankeamento

Existe uma série de fatores de rankeamento na otimização SEO. Acredite ou não, são cerca de 200 aspectos analisados pelo algoritmo do Google para determinar o posicionamento dos sites no SERP.

Nem todos os fatores de rankeamento são conhecidos, mas boa parte deles o próprio Google revelou quais são e como funcionam. Eles são divididos em dois grupos: on page e off page.

On page

Fatores de ranqueamento on page é a otimização SEO essencialmente relacionada com melhorias na própria página da empresa. Trata-se de aspectos que o Google analisa para entender o que seu site quer dizer. Em outras palavras, qual é a experiência que sua página proporciona para o usuário. Para isso, é analisado elementos, como:

  • legibilidade do conteúdo;
  • título;
  • meta-descrição;
  • densidade da palavra-chave;
  • URL;
  • snippets;
  • imagens;
  • responsividade do site;
  • links internos.

Off page

Fatores de ranqueamento off page, por sua vez, são aqueles elementos de otimização SEO feitos fora da página. Ou seja, mais relacionados à divulgação do que a estrutura do site em si. Dentre os aspectos mais importantes do SEO off page, destacamos:

  • quantidade de links externos;
  • contexto dos links;
  • âncora textual;
  • menções da marca;
  • guests posts;

Neste vídeo eu explico pra vocês tim-tim por tim-tim sobre o uso e aplicação destes fatores de rankeamento. Confere aí:

Como começar uma estratégia de SEO?

Dito isso, como você pode começar uma estratégia de SEO? Como aplicar todo o conceito de otimização de sites e usufruir de todos seus benefícios? É o que você vai descobrir agora.

Estabeleça seus objetivos

Primeiramente, estabeleça seus objetivos com a otimização SEO. No digital, nada pode ser feito de forma excelente sem estratégia e o primeiro passo para ser preciso é justamente estar ciente do que exatamente você quer.

Assim, considerando o funcionamento da otimização SEO, defina claramente quais são suas metas. Seja para aumentar tráfego, obter leads ou mais vendas para sua empresa.

Faça melhorias no site

Com os objetivos traçados, o próximo passo será melhorar a otimização SEO do site, tanto no on page quanto no off page. Faça um checklist dos principais fatores de ranqueamento e vá melhorando cada um deles na sua página.

Para isso, vale a pena se cadastrar em plataformas que te ajudam a obter análises completas do SEO do site, apontando quais melhorias ainda precisam ser feitas, como Google Search Console e Google Meu Negócio.

Produza novos conteúdos

Fazendo a otimização SEO naquilo que seu site já tem, o foco deve ser produzir novos conteúdos que dialoguem com as necessidades, dores e desejos da persona da empresa.

Sendo necessário pesquisar e encontrar as melhores palavras-chaves possíveis para que a estratégia seja efetiva o bastante e traga os resultados esperados para a página.

Imagem mostrando  marketing digital atual contra o marketing analógico

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?

Palavra-chave é o ponto de conexão entre o usuário que busca a resposta para uma pergunta no Google e a empresa que fornece essa informação. É o termo usado no campo de pesquisa.

Quanto à pesquisa de palavras-chave, há ferramentas que facilitam o trabalho das empresas que pretendem otimizar o site em SEO, como o planejador de palavras-chave do próprio Google e o Ubersuggest.

Antes disso, porém, você precisa analisar quais assuntos faz sentido trazer para o site, considerando a persona da empresa e, principalmente, a intenção de busca do público. Neste caso, soluções como o Google Trends podem ser muito úteis, pois permite você verificar quais temas estão em alta em determinado assunto.

Conclusão

Por fim, não há dúvidas de que a otimização SEO faz a diferença nos resultados de quem adota essa estratégia. Não à toa, cada vez mais empresas se interessam em aplicá-la.

Como vimos, a otimização SEO é uma grande oportunidade de atrair, engajar e converter milhares de pessoas na proposta do negócio. E, consequentemente, aumentar sua relevância no mercado.

Você dá o que o usuário precisa e, em troca, pode ganhar a permissão e confiança dele para oferecer seus produtos ou serviços. Tudo isso de forma organizada, estratégica e barata.

Então, está esperando o quê? Comece a aplicar a estratégia de otimização SEO quanto antes no site da sua empresa e alcance resultados cada vez mais expressivos.

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