Por que a Internet é tão vantajosa para PMEs?

PMEs: especialista Armen Ovanessoff, diretor-chefe do Instituto de Alta Performance da Accenture ratifica que a Internet é muito vantajosa para elas

A dinâmica atual dos negócios tem suscitado inúmeros empresários a adotarem em sua gestão artifícios adjetivados de tecnologia, a escopo de alçar melhorias na administração interna e, também, no relacionamento com o cliente e posicionamento da marca.

Claramente tem se notado os resultados positivos que muitas organizações têm desfrutado ao atuar na rede, fator que tem se mostrado ainda mais evidente entre as PMEs, já que as mesmas dependem de menos burocracia e sua estrutura mais descomplicada permitem melhor adaptação.

Abordando este tema, o britânico Armen Ovanessoff, habituado ao cotidiano de São Paulo, e reconhecido como importante especialista em novos negócios e economias emergentes, garante que investir em internet é sinônimo de vantagem para empresas de pequeno porte.

O que revela a pesquisa?

Pesquisa realizada pela Accenture revelou que, 51% dos brasileiros mantêm contato online com instituições, em comparativo a 37%, que é a média mundial. Nas redes sociais este índice também tem sido promissor, de acordo com Armen, aproximadamente 80% dos usuários do Facebook no Brasil tem curtido pelo menos um perfil de PME, novamente superando a média global, que é de 70%,

“Nossa pesquisa indica que os consumidores brasileiros estão altamente conectados e mais propensos do que a média global para usar a internet para pesquisar produtos. As empresas brasileiras precisam acompanhar esse voraz apetite digital dos consumidores do país e construir estratégias para atender a esta demanda.”

O especialista defende que, ao contrário do que muitos pensam, inovação não significa que os pequenos negócios serão engolidos pelos maiores, coisa recorrente no passado, no entanto, a realidade contemporânea tem disponibilizado ações simples e mais viáveis para empresários com poder de investimento um pouco mais modestos.

Assim, mais uma vez os meios digitais se caracterizam como ferramentas perfeitas para os pequenos empreendimentos, reforçando que os mesmos qualificam os processos e, categoricamente, melhoram os negócios com o cliente que, por meio da tecnologia prática e acessível, podem cultivar um relacionamento direto e constante, validando que os consumidores se encontram hoje mais exigentes e detendo maior poder de barganha, exigindo das organizações esta interatividade.

Os dados ratificados Armen, e o quão profícuo vêm a ser a aplicação de ferramentas digitais, isentam dúvidas que rondam a efetividade destes apetrechos para a gestão de pequenas empresas, visto que, como assegurado pelo especialista, ter este método bem planejado e implementado é, sem dúvida, de extrema vantagem para empreendedores de pequenos negócios.

Por: Michele Duarte

GOSTOU? COMPARTILHE!

Receba as novidades diretamente em seu e-mail.
Assine nossa newsletter!

/ Insights

Conteúdos Relacionados