6 formas de posicionar sua Corretora de Seguros na internet

Os empreendedores de hoje precisam se preocupar com seu posicionamento na internet. E nem a boa e velha corretora de seguros escapou.

Principalmente quem deseja ser relevante na internet e conseguir conquistar um espaço de mercado dentro deste universo digital.

No entanto, muitos corretores ainda não sabem como fazer isso, ou, não entendem a relevância de ter um posicionamento claro aos olhos do consumidor.

Exatamente por esse motivo, preparamos esse conteúdo para você, que não sabe por onde começar, possa usar tudo de melhor que a world wide web oferece a favor do seu negócio.

Descubra tudo, continuando a leitura!

Por que você deve se preocupar com o posicionamento de corretoras de seguros na internet?

Uma pesquisa da TIC Domicílios mostrou que, em 2020, 81% dos brasileiros, o equivalente a 152 milhões de pessoas, faziam uso da internet de maneira regular.

Isso significa que, apenas com alguns cliques, há um mercado de mais de 100 milhões de pessoas ao alcance de um empreendedor.

Nunca antes no Brasil o uso da internet foi tão difundido e ela se tornou um produto tão acessível como é hoje.

É possível até dizer que o principal meio de comunicação hoje entre pessoas, empresas e mercados é a internet.

Por isso é que se preocupar com o posicionamento de corretoras de seguro online é parte essencial da colocação do negócio no mercado.

Além de uma ampla audiência cativa, o empreendedor tem acesso a práticas de marketing ao mesmo tempo mais baratas e mais eficientes.

Hoje, é quase impossível ser relevante e ver a corretora de seguros crescer sem que ela tenha sua presença online estabelecida.

Como trabalhar o posicionamento online de uma corretora de seguros?

A evolução das plataformas online abriu um leque enorme de possibilidades para o posicionamento de corretoras de seguros na internet.

Embora a maior parte dessas possibilidades sejam acessíveis, nem todas são eficientes para os objetivos de mercado de uma corretora.

Uma plataforma amplamente utilizada por negócios hoje são as redes sociais. No entanto, existem algumas delas que, no Brasil, ainda não se popularizaram tanto entre o público adulto quanto de jovens, como o Twitter ou o TikTok.

Por isso, o primeiro passo para o posicionamento de corretoras de seguros na internet é conhecer quem é o seu público e onde ele está.

A CNseg, no ano de 2021, ao discutir o perfil do consumidor de seguros do futuro aponta para a transferência das relações para o universo digital.

Dessa maneira, alertam que aquelas corretoras de seguros que desejam se manter sustentáveis, devem se adaptar a essa nova realidade.

A seguir, discutiremos algumas maneiras em que pode ser realizado o posicionamento de corretoras de seguros na internet.


Redes Sociais

A maioria dos brasileiros hoje faz uso da internet e também das redes sociais, o que fez elas se tornarem um ambiente intergeracional.

Para o posicionamento de corretoras de seguros na internet, é preciso que ela saiba quem são seus consumidores e onde eles estão.

Assim, uma das dimensões de mercado que pode ser usada para se decidir onde se posicionar é a geracional, independentemente se estamos falando dos “baby boomers” (pessoas com mais de 60 anos) ou a “Geração Z” (nascidos de 1995 a 2010).

Logo, podemos dizer que posicionar sua corretora de seguros na internet em diferentes canais de comunicação é essencial para atrair o público alvo que irá consumir os seus produtos.

Entre esses canais, podemos destacar os mais populares atualmente para o nicho de corretores de seguros, como:

E por isso, a melhor forma de atrair essa proposta para o seu negócio está em, justamente, desenvolver conteúdo com as seguintes características:

  • Regularidade: é preciso ter um cronograma de postagens e segui-lo;
  • Qualidade: os conteúdos precisam ser educativos e informativos, agregar conhecimento às pessoas;
  • Originalidade: não basta simplesmente “postar” conteúdos de outros, é preciso criar coisas novas;

Interatividade: é necessário separar tempo para responder a comentários e interagir.

Construção de Sites

Outra ótima estratégia para o posicionamento de corretoras de seguros na internet é investir em construir um site.

O site pode ser maior, com várias páginas e conter inclusive um blog, que falaremos mais a frente, ou pode conter as informações essenciais para facilitar a compra do cliente.

No site deve conter, pelo menos:

  • Página inicial, com as informações mais relevantes da seguradora;
  • “Sobre nós”;
  • “Contatos”, com todos os canais de comunicação e atendimento;
  • “Simulação”, com a possibilidade do cliente realizar uma simulação do produto que deseja;
  • Botões para redes sociais em todas as páginas;
  • “Serviços”, com tudo que a corretora oferece.

A melhor maneira de fazer um bom site é contratar alguém especializado para isso. Afinal, ele precisa ter uma boa velocidade de carregamento, um bom design e acessibilidade.

Desenvolvimento de blog


Com acesso pelo site da corretora, ter um blog para construir autoridade diante do mercado é fundamental.

Uma plataforma própria com conteúdos de qualidade, além da possibilidade de compartilhamento em redes sociais e seção de comentários, pode ser um grande gerador de confiança entre a empresa e o consumidor.

No entanto, não basta escrever de qualquer maneira. É preciso lembrar que, na internet, se um blog não aparece em uma boa posição nos mecanismos de pesquisa, é a mesma coisa de ele não existir.

Para isso, existem técnicas para trabalhar palavras-chave relacionadas aos assuntos tratados em cada texto e que possuem uma boa quantidade de pesquisas nessas plataformas.

O uso de SEO nos textos é uma importante ferramenta para te ajudar a posicionar sua corretora de seguros na internet, além de programas de Data Analytics para guiar a produção de conteúdo.

Canal no Youtube


O Youtube se transformou em uma grande referência para criação de autoridade e reconhecimento na internet.

Além disso, muitas pessoas hoje em dia preferem consumir informações em formatos audiovisuais do que ler conteúdos profundos sobre determinado tema.

Por isso, um canal no Youtube pode ser uma grande porta para alcançar mais clientes e se tornar respeitado no mercado.

Os roteiros dos vídeos do canal podem acompanhar os conteúdos do blog, transmitindo as mesmas informações de uma maneira mais intimista e dinâmica, facilitando inclusive a conexão entre as plataformas e atingindo diferentes públicos.

Inclusive, manter uma constância de postagens e publicações pode fazer a diferença para posicionar sua corretora de seguros mais rapidamente neste universo. Afinal, “quem não é visto sempre, não é lembrado”.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou “Marketing de Atração” está em tudo o que falamos até aqui sobre as formas de posicionamento de corretoras de seguros na internet.

Enquanto antigas estratégias de marketing buscavam apenas convencer as pessoas a comprar, o Inbound Marketing, com suas práticas, pretende atrair, converter e encantar os clientes.

Ele é sustentado pela produção de conteúdo relevante, SEO e utilização das redes sociais e através dessas ferramentas busca por um relacionamento próximo com os clientes e convertê-los em amantes fiéis e propagadores da marca.

A diferença é que ele consegue unificar tudo o que falamos até o momento de maneira individual, transformando sua estratégia de posicionamento em algo mais robusto e completo.

Neste caso, se a sua intenção é crescer no universo digital e aproveitar todos os recursos de maneira integrada, é fundamental não abrir mão deste universo.

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Tráfego pago


Mesmo utilizando todas as técnicas de Inbound Marketing para atrair o consumidor, é preciso saber se seu conteúdo está realmente chegando às pessoas.


Com a competitividade do mercado de seguros hoje, as informações online sobre essa área são abundantes, o que gera um problema a ser resolvido: vencer o algoritmo.
Os algoritmos são parte da programação de todas as plataformas online e por isso, conseguem decidir o que é relevante ou não para mostrar aos usuários.


Uma maneira de fazer esse algoritmo é de fato realizar aquilo que discutimos até aqui, mas para potencializar os resultados é preciso investir em tráfego pago.


Isso significa pagar para as plataformas em que seu conteúdo está sendo produzido para que ele seja publicizado para usuários que se encaixam no perfil de seu cliente.
As principais plataformas para investir no tráfego pago são:

Vale a pena trabalhar o posicionamento de uma corretora de seguros na internet?


Hoje, a maioria dos brasileiros é usuário regular da internet e utiliza essa ferramenta como principal veículo de informação e entretenimento, além de comunicação.


Por isso, ter um posicionamento de corretoras de seguros na internet é essencial para buscar um “oceano azul” no mercado atual.


Afinal, as empresas que desejam se manter relevantes e sustentáveis no longo prazo precisam acompanhar esse movimento e trabalhar essa premissa desde já.


Para isso, será necessário que parte do orçamento da empresa seja direcionado para aprimorar suas estratégias de marketing digital.

Quer entender melhor como posicionar a sua corretora de seguros para vender mais e utilizar os recursos da profissão da melhor maneira possível?


Então não deixe de entrar em contato com a nossa central de atendimento para buscar mais informações sobre o assunto!

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