Transformação comportamental: o consumidor é digital, mas e o empresário?

É inegável a Transformação comportamental do consumidor nos últimos anos e que ela deve seguir se transformando ainda mais nos próximos. Isso faz com que muitas empresas apostem em um processo de transformação digital, façam investimentos em Marketing Digital e desenvolvam atendimento omnichannel.

No entanto, muitas vezes o que presenciamos é um discurso sem que os protagonistas deste processo – ou seja, os gestores – acreditem realmente nesse caminho. Isso, infelizmente acaba por invalidar grande parte (ou todo) o esforço na aplicação de novas tecnologias.

[su_button url=”https://lp.aceleracao.digital/ebook-o-guia-definitivo-do-marketing-de-conteudo” target=”blank” style=”flat” background=”#80383a” size=”8″ center=”yes” icon=”icon: cloud-download” title=”Baixar material em PDF”]Marketing de Conteúdo para Empresas na prática[/su_button]

O preço da transformação comportamental e digital

A necessidade de se transformar para atender o consumidor do século XXI parece ter sido assimilada pela imensa maioria dos profissionais. Entretanto, muitas empresas ainda esbarram em grandes obstáculos no momento de partir da teoria à prática. O maior deles é a resistência de muitos empresários ou executivos em pagar o preço necessário para realmente mudar a realidade de seus negócios em multicanal.

E quando falamos em preço não é somente o financeiro, que pode ser considerável, mas sobretudo o grande esforço e as dores que um processo de profunda quebra de paradigmas pode causar. Não é à toa, pois deste momento denso deve emergir uma nova cultura organizacional, capaz de levar a empresa adiante de forma sustentável e com capacidade de enfrentar qualquer mudança que o mercado exija dela no futuro.

Infelizmente, é muito comum observar empresários fazerem altos investimentos em estratégias de marketing, tecnologia e contratando pessoas em excesso para sustentar um discurso de transformação digital que muitas vezes é vazio.

A imagem de que a empresa é “digital, 100% rastreável e trabalha com previsibilidade” muitas vezes esbarra em processos que são “atropelados” e tem como resultado profissionais que não conseguem colocar em prática suas funções de maneira satisfatória.

O que é atendimento omnichannel [multi canal] e quais os desafios para sua implementação?

A integração entre os canais de venda das empresas enfrenta desafios internos de implementação e a maioria deles passa pela mentalidade de seus gestores. Um exemplo é a verba de performance de marketing, que costuma ser tratada de forma separada. Isso faz com que o meio em que mais vendas são fechadas receba maior aporte financeiro.

Essa forma de organização ignora o comportamento do consumidor contemporâneo verdadeiramente omnichannel. Mesmo quando compra na loja física, ele utiliza os canais online para pesquisa. Muitas vezes acontece o oposto. O fato é que possuir diversos canais não significa ser multicanal.

A verdadeira integração só acontece quando a experiência de compra e todos os fatores que a influenciam são os mesmos em todos os canais. Embora pareça simples, isso significa remover uma série de barreiras internas que podem ser muito complexas e demandar muito trabalho, mas que invariavelmente começam por uma mudança de mentalidade.

Vamos conversar sobre as suas ideias e investimentos em inovação e Marketing Digital? Preencha o formulário abaixo!

Ps. Este texto foi publicado originalmente no blog Anotações do Matofino.

Receba as novidades diretamente em seu e-mail.
Assine nossa newsletter!

/ Insights

Conteúdos Relacionados