Hey, se você é um empreendedor que se preocupa em sempre crescer o seu negócio, já deve ter notado que a transformação digital para estratégia comercial é algo que chegou para ficar.
Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada para impulsionar as vendas, e certamente traz uma grande vantagem competitiva para as empresas que conseguem aplicar mudanças para melhorar a experiência do cliente e otimizar os processos internos.
Bom, é mais ou menos sobre isso que nós vamos refletir hoje. Borá?
Pra começar, o que é essa tal de transformação digital?
Resumidamente, a transformação digital é um processo onde a empresa busca a evolução da tecnologia para otimizar seus processos e melhorar – e muito – a experiência do cliente.
Em outras palavras, é uma mudança de mentalidade em todos os setores. Podemos dizer que a prioridades da empresa com foco na transformação digital é:
- maior foco no cliente
- entregas mais rápidas e mais eficientes;
- flexibilização dos processos;
- aumento de produtividade;
- feedbacks constantes com o objetivo de evolução.
Com o uso da tecnologia, a empresa busca todos estes objetivos de forma mais fácil e assertiva. Então, com uma melhor performance, ou seja, uma empresa mais produtiva, podemos dizer que a transformação digital é fundamental para ajudar na estratégia comercial e, consequentemente, se tornar uma aliada para aumentar as vendas.
A transformação digital para estratégia comercial
A área comercial ou de vendas está sendo totalmente mudada com a transformação digital. E aqui estamos falando de uma série de inovações como por exemplo a digitalização de todos os processos.
Neste sentido, a transformação digital para estratégia comercial precisa ser uma mudança de cultura, que vai desde a conquista de novos clientes até a conversão, incluindo processos burocráticos e depois a mensuração dos resultados.
Além da área comercial, todos os setores são impactados com a transformação digital, pois precisa haver a integração dos setores aos processos digitalizados.
Isso porque os consumidores estão cada vez mais em busca de soluções que se adequem às demandas do mercado e deixar a área comercial mais alinhada com estas necessidades é fundamental para otimização dos processos de vendas.
Então, como usar a transformação digital como estratégia comercial?
Bom, se o seu negócio ainda não implementou a transformação digital como estratégia comercial, será preciso fazer algumas adaptações importantes, para engajar toda a equipe e não prejudicar o andamento do trabalho.
Esse alinhamento da equipe é fundamental, pois a mudança é de cultura, ou seja, é preciso criar um mindset digital antes de implementar qualquer processo. Então veja algumas práticas da transformação digital para estratégia comercial e também para outras áreas do seu negócio.
Adoção de novas tecnologias
É fato que estamos vivendo hoje e agora plena transformação digital, e frequentemente surgem novas tecnologias que podem ser utilizadas com estratégia comercial. Entretanto, cada negócio tem seu perfil e sua necessidade, então é importante avaliar qual solução é mais indicada para o seu mercado.
Além disso, dentro de um mesmo ramo, existem diversos estágios do negócio. Você precisa saber como está a sua empresa para buscar pela transformação digital para estratégia comercial que realmente condiz com os seus objetivos, tanto a curto quanto a longo prazo.
Muitas vezes existem gargalos emergenciais que podem ser beneficiados com a tecnologia. Não adianta implementar algo que não está alinhado com a necessidade da sua empresa.
Treinamento dos funcionários
É fundamental envolver os colaboradores para ter sucesso com a transformação digital para estratégia comercial. Afinal, se as pessoas não souberem para que serve, como usar e os benefícios de uma ferramenta, ela não será usada da maneira correta e consequentemente não irá trazer os resultados esperados.
O treinamento dos funcionários para implementar a digitalização na cultura do negócio deve fazer parte do dia a dia da empresa.
Avaliação das métricas
Uma das maiores vantagens da transformação digital para estratégia comercial é a possibilidade de avaliar as métricas e relatórios de desempenho. Afinal, faz parte da estratégia comercial entender as melhorias que precisam ser feitas e ter informações importantes para as tomadas de decisão.
A tecnologia permite a interpretação de números importantes, e através da análise destas informações, a equipe pode se antecipar a tendências, o que é uma excelente vantagem competitiva.
Automatização de processos
Uma das bases da transformação digital é a automatização dos processos, como por exemplo atendimento 24 horas através de chatbots e algumas outras soluções que permitem otimizar os processos sem a necessidade de contratar mais funcionários ou pagar hora extra.
Utilizar a base de dados em nuvem
Obviamente é gerada uma quantidade enorme de dados no processo de digitalização, e o armazenamento em nuvem ajuda a empresa a não ter custos extras com uma estrutura robusta de TI para guardar estes dados, como um data center interno.
Além disso, esse tipo de tecnologia garante mais segurança e eficiência aos dados gerados pela empresa.
O uso da tecnologia como aliada para sua estratégia comercial
Estamos falando aqui de muito mais do que apenas comprar um novo software para a empresa, mas sim de usar a tecnologia para estratégia comercial.
Isso significa que é fundamental incluir as mudanças tecnológicas nos processos de forma orgânica, com o alinhamento da área comercial, além de ter critérios para escolher as ferramentas contratadas.
É fundamental entender quais são os processos de vendas que precisam passar pela transformação tecnológica e ter a equipe envolvida nisso. Caso contrário, um cenário que pode acontecer é a empresa adquirir uma tecnologia para auxiliar a área comercial mas depois de um tempo perceber que os funcionários não estão utilizando o sistema.
A empresa perdeu dinheiro e os benefícios da transformação digital para estratégia comercial não foram atingidos. Então, pense sempre nestas mudanças não apenas como um novo recurso, mas sim uma verdadeira aliada para ajudar os seus negócios crescerem.
O uso do CRM e outros sistemas na Transformação Digital para estratégia comercial
Para que a área comercial funcione da melhor forma possível, ela precisa ser organizada de forma inteligente. Todos os processos mudaram muito nos últimos anos, e para se manter no mercado, é de suma importância que as empresas acompanhem essa transformação digital.
Caso contrário, certamente uma das consequências, é não se destacar no meio de uma concorrência tão grande que hoje acontece em qualquer mercado. Um exemplo de sistema que pode ser ótimo para a estratégia comercial é o CRM.
O CRM é uma ferramenta que ajuda desde o primeiro contato do cliente com a sua empresa até as atividades cotidianas dos vendedores. É um aliado tecnológico indispensável para quem precisa organizar os dados e o departamento comercial de forma inteligente, além de fornecer relatórios essenciais para gestão da área comercial e para o entendimento dos indicadores de performance.
Além disso, esse sistema pode ajudar no controle de todas as tarefas, pendências e com o follow up dos negócios em andamento. Ele te ajuda a ter tudo sob controle.
Este é só um exemplo mas existem outros softwares que auxiliam nas tarefas da área comercial, como por exemplo o ERP, que oferece apoio para a gestão financeira e tributária.
É preciso avaliar com cuidado a real necessidade do seu negócio, pois é possível encontrar no mercado muitas ferramentas para apoiar em funções como, por exemplo, busca de clientes ou envio de assinatura de contratos de forma eletrônica.
Todos estes sistemas fazem parte da transformação digital para estratégia comercial, e cada vez mais buscam otimizar e automatizar os processos para alavancar a performance das empresas.
Com os dados organizados e integrados, a gestão de vendas certamente vai ser mais assertiva e os resultados serão melhores.
Quais são os impactos da transformação digital para o seu negócio?
Bom, você já percebeu que existem muitos benefícios na transformação digital para estratégia comercial. Veja os principais impactos positivos para o seu negócio.
- aumento da exposição da sua marca: com a estratégia correta, é possível chegar até um número grande de pessoas sem investimentos grandes em campanhas veiculadas em grandes canais. Você pode por exemplo usar as redes sociais.
- aumento da produtividade: a área comercial atua basicamente por meio dos canais digitais. Por isso, a automatização vai ajudar na comunicação e otimizar muito a produtividade do time;
- melhora da experiência do cliente: com sistemas inteligentes, seu cliente será atendido de forma mais rápida e mais assertiva. Além disso, a automatização permitirá múltiplos canais de atendimento que podem ser integrados. Assim, suas vendas acontecerão a qualquer momento do dia e da maneira que o cliente considerar mais conveniente;
- segurança das informações: além dos dados, também não podemos deixar de falar da segurança dos meios de pagamento com a transformação digital;
- redução de custos: a sua equipe comercial e de vendas terão todas as informações para converter mais clientes. Estas pessoas, quando bem atendidas, tendem a voltar e indicar a marca, o que reduz seu custo por aquisição de novos clientes, além de aumentar a eficiência dos processos.
É isso!
Aderir à transformação digital é necessário e é urgente para o mercado!
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