CRM: Como reestruturar sua equipe comercial e aumentar as vendas?

As vendas são essenciais para qualquer tipo de negócio. Afinal, sem elas, é difícil manter a saúde financeira da empresa ao longo prazo. Neste caso, unir uma equipe bem treinada a ferramentas como um CRM de vendas, por exemplo, pode ser a chave para o sucesso de seu negócio.

Se as rotinas da sua área comercial mais atrapalha o vendedor do que ajuda ou mesmo não tem nenhum controle, confira como mudar esta situação e como reestruturar sua equipe comercial para atingir resultados satisfatórios.

(Re)Pensando o processo de vendas

Antes de investir ou trocar seu CRM de vendas, o gestor deve identificar onde estão os possíveis gargalos do negócio. Em que ponto as dificuldades surgem no processo de escalar as vendas?

Nesse sentido, dedicar tempo em verificar todo o processo de vendas pode ser um bom ponto de partida para encontrar as respostas necessárias. E essa reestruturação começa com algumas boas práticas, conforme veremos a seguir.

Crie uma rotina de equipe

Seus vendedores têm uma rotina para prospecção de clientes? Se eles ainda não conseguem qualificar uma potencial venda está na hora de investir no desenvolvimento de novas habilidades.

 Neste caso, além de estabelecer critérios para cadência de follow up, o uso de ferramentas tecnológicas pode auxiliar no acompanhamento dos clientes.

Integre seus sistemas

Um processo comercial organizado conta sempre com informações precisas e atualizadas. E, é aí que a integração dos sistemas pode fazer a diferença nos resultados das vendas. 

Por exemplo, você consegue ganhar tempo a partir da integração entre o RD Station com Pipedrive. Isso porque se o usuário é quem preenche o formulário de contato no site, e tudo está integrado, o vendedor não precisar perder tempo digitando dados no CRM de vendas.

Outra vantagem da integração de sistemas é a geração de relatórios, que dá ao gestor informações valiosas tanto sobre o desempenho de seus vendedores como dos clientes.

Ofereça atendimento rápido

Todo cliente que entra em contato com uma empresa espera que ela lhe atenda o mais breve possível. Por isso, deixar esta pessoa esperando algumas horas, ou mesmo dias, por um orçamento pode significar a perda de venda.

 Ou seja, treine seus colaboradores para que atender o mais breve possível. Crie, por exemplo, o hábito de olhar as principais ferramentas de comunicação, como redes sociais e WhatsApp, duas vezes ao dia.

Seguindo estudos, uma empresa que tem o tempo de resposta (SLA) acima de 30 minutos derruba em até 60% as chances de fechar negócio (fazer a venda). Logo, o recomendado para as empresas, é que elas tentem alcançar a meta de responder em até 10 minutos.

Defina os processos nos setores

Crie em sua equipe um padrão de comportamento, pois isso ajuda a melhorar o processo comercial da empresa. Dessa forma, quando todos sabem o que fazer, e em que momento agir, as dificuldades de fechar negócios tendem a diminuir.

O uso de CRM de vendas pode ser uma excelente saída para que você possa acompanhar todos os orçamentos. Sem falar que, através da comparação de dados é possível mensurar e montar as melhores estratégias para a equipe.

Organize seu processo comercial

Nos dias de hoje, e diante de uma crise desencadeada pela pandemia do coronavírus, você acredita que ainda é possível usar as técnicas tradicionais de venda? Para o Rogério Matofino, não.

“Não dá mais pra vender [somente] no estado da arte. É preciso também considerar ciência e tecnologia, investir em pessoas, liderar, investir em previsibilidade. Tudo isso pra fazer valer a clássica frase do Nizan Guanaes: enquanto uns choram, outros vendem lenço”, avalia.

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