Você já deve ter ouvido falar em lançamento de infoproduto (ou produtos digitais), especialmente, se passa uma parte do seu tempo conectado às mídias sociais.
Agora chegou o momento de você descobrir algumas táticas de aceleração que podem melhorar seus resultados no mercado digital, através dos lançamentos.
E antes de mais nada, te convidamos a mergulhar em uma breve jornada de copywriting e persuasão, que tem tudo a ver com o mundo dos lançamentos de produtos digitais, apesar de estar em um contexto diferente.
“Nessa cena do filme Golpe Duplo, vale muito a pena observar como as sugestões são poderosas na hora da compra. A publicidade faz isso muito bem desde sempre e… hoje em dia temos tecnologia para fazer a mesma coisa no mundo digital, seja para reforçar uma marca ou lançar novos produtos/serviços.”
O que é lançamento de infoproduto?
Afinal de contas, o que é lançamento de produto digital e como a aceleração pode refletir e melhorar seus resultados?
O lançamento é o processo pelo qual um expert (especialista) de determinada área, oferece um produto digital para sua audiência. Você pode ser essa pessoa especialista, detentora de um conhecimento, uma técnica específica e que poderia ser embalada como um curso online, por exemplo.
Estes infoprodutos normalmente estão relacionados a área da educação, a algum tema, matéria ou produto que o especialista (expert) ensina as pessoas a fazerem.
O mais comum hoje, são infoprodutores de cursos online, mas veja outros produtos e serviços que podem ser objetos de um lançamento:
- Ebooks
- Mentorias
- Consultorias
- Manuais
- Comunidades
- Webinars
- Pacotes de produtos ou serviços
A verdade é que ainda hoje, existem diversas oportunidades para produtores digitais. Opções ainda melhores, para quem decide aliar os lançamentos de infoprodutos com aceleração digital.
Isso é possível, porque a aceleradora, diferente de lançadores (ou coprodutores), possui estrutura (pessoas, processos, tecnologia, experiência) profissional completa e especializada para atuação em todas as fases do lançamento e além dele.
Os resultados também são potencializados de acordo com a expertise dos profissionais que compõem a equipe.
O que não pode faltar em um lançamento de sucesso?
Existem diversas etapas e profissionais envolvidos em um lançamento de sucesso e é importante ressaltar que, mesmo seguindo as técnicas e processos, é necessário validar lançamento após lançamento, pontos de melhoria e de atenção.
Para quem está começando no mundo dos infoprodutos, com foco no famoso 6 em 7 (faturamento de seis dígitos em sete dias de carrinho aberto) fica o alerta: não tem mágica!
Lançamentos de sucesso começam do zero e com a equipe focada em entregar conteúdo de valor para os clientes, independente dos primeiros resultados.
A persistência, aliada ao aperfeiçoamento das técnicas, do produto e da entrega, a longo prazo, vai acelerar os resultados dos seus lançamentos.
Tipos mais comuns de lançamento?
Existem diversas metodologias disponíveis no mercado quando o assunto é lançamento.
Vamos falar aqui dos formatos mais comuns para lançamentos de produtos digitais.
- PILOTO / TESTE / MVP
Indicado para quem está começando ou ainda, para experts que desejam validar um novo produto digital no mercado, este modelo é mais simples e possui menos etapas a serem cumpridas, sendo o mais indicado para iniciar uma parceria de coprodução e testar novos modelos de infoprodutos.
- ESCALA / RAMPAGEM
Para infoprodutos já validados no mercado e com potencial de escala, é importante estruturar um lançamento com mais etapas, especialmente focadas em oferecer conteúdo de valor.
Este modelo possui uma estrutura mais extensa e que dura, em média, de 30 a 45 dias.
Neste caso, as etapas chamadas de pré-pré lançamento (PPL), assim como as de pré-lançamento (PL) têm como principal função, aquecer a audiência com conteúdo de valor, que a mantenha conectada ao especialista, construindo uma relação de fortalecimento dos leads.
É preciso ressaltar ainda, que uma das etapas essenciais para aceleração digital dos seus lançamentos e melhores resultados, está relacionada ao tráfego pago, isto é, a conexão de mais pessoas ao seu negócio e evento, por meio dos anúncios.
Independente do tipo de lançamento escolhido, um dos gatilhos mentais mais importantes relacionados ao lançamento é a escassez. Há um prazo para as pessoas interessadas adquirem o produto do expert e passado o período, novas vendas ficam suspensas até que haja uma próxima abertura.
Se você está pesquisando sobre esse universo dos lançamentos, pode ter visto o método de vendas Perpétuo em alguma lista de lançamentos.
Aqui não vamos relacioná-lo desta maneira, justamente, por entender que, para ser considerado “lançamento”, há a necessidade da escassez, ou seja, uma data para início e uma data para fim das vendas.
As vendas no perpétuo remam justamente contra esta maré e acontecem quando os infoprodutos ficam disponíveis para compra, por tempo indeterminado.
Preencha o formulário abaixo e fale com o time da AD/85, vamos decolar juntos?
Qual lançamento fazer e por onde começar?
Agora que você já conhece diversos detalhes sobre lançamentos de infoprodutos, pode estar se perguntando qual é o lançamento mais adequado para o seu negócio e por onde começar?
Neste ponto, é muito importante contar com uma aceleradora digital experiente, que vai agregar muito mais valor ao seu negócio, do que “somente” o olhar voltado para os lançamentos.
A aceleradora digital vai te ajudar – em especial nós, aqui da AD/85 a estruturar seu lançamento de produtos digitais, oferecendo as atividades dos profissionais indispensáveis para este processo:
- Gerente de projetos;
- Gestor de tráfego;
- Copywriter;
- Designer;
- Desenvolvedor;
E, além disso, vai trazer um olhar 360° voltado para ações extra lançamentos. É nesta etapa que agências tradicionais de lançamento e lançadores acabam não conseguem prestar todo o suporte necessário, para, de fato, acelerar a empresa e melhorar os resultados no mercado digital.
Quer aprofundar tudo isso e descobrir como podemos acelerar o lançamento da sua ideia de negócio digital? Clique e fale conosco agora.