E-commerce: tudo o que você precisa saber sobre

O E-commerce está inserido na rotina de milhões de pessoas, todos os dias. Seja na compra de algum produto de forma virtual, seja vendendo produtos e até serviços pela internet.

A verdade é que o comércio virtual ganhou o seu espaço e explodiu durante a pandemia, entregando facilidade em forma de compras.

Preparamos este conteúdo para explicar tudo o que você precisa saber sobre e-commerce e, quem sabe, dar os primeiros passos para investir no seu próprio negócio.

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AFINAL, O QUE É E-COMMERCE?

E-commerce ou comércio eletrônico, é um negócio que funciona exclusivamente na internet.

Todo processo, desde o atendimento, passando pela venda e pós-venda são realizados por meios virtuais.

Na prática, são diversas categorias, para venda de produtos e serviços e a boa notícia é que, dependendo do nicho que você escolher, não vai precisar de um grande investimento financeiro para começar.

ESCOLHENDO UM NICHO DE ATUAÇÃO.

Após escolher a categoria mais viável para o seu e-commerce, um passo importante é escolher seu nicho de atuação e o público-alvo do seu negócio.

Você pode optar por nichos que tem maior conhecimento e afinidade. Isso, com certeza ajudará a sustentar suas divulgações e atendimentos.

O nicho de atuação do seu e-commerce também pode ser escolhido após uma pesquisa para saber quais mercados estão mais aquecidos e dão um retorno financeiro maior. Mas fique atento: escolher o nicho, visando apenas o retorno financeiro, pode transformar o negócio em um problema a longo prazo.

DESAFIOS DO E-COMMERCE

CONCORRÊNCIA: Um dos grandes desafios para quem se aventura no e-commerce é lidar com a concorrência e, consequente, a guerra de preços.

Com muitas opções disponíveis, o comprador normalmente busca a solução mais barata.

E como driblar isso?

Uma boa saída, é trabalhar com agilidade nas respostas e buscar formas de fidelizar o cliente.

Atendimento eficaz, inclusive, quando é preciso resolver um problema, pode se tornar um diferencial para o cliente comprar novamente de você.

BOAS PARCERIAS: Especialmente para quem atua no mercado de dropshipping, encontrar parceiros bons e confiáveis, fará a diferença para o sucesso das vendas e satisfação do cliente.

MARKETING DE CONTEÚDO PARA E-COMMERCE

Tudo que movimenta a rede, está conectado ao conteúdo. E sim, um bom conteúdo tem o poder de atrair pessoas para o seu negócio.

Importante reforçar que o conteúdo por si só, gera grande potencial de conexão e pode sim, gerar vendas, mas é necessário investir em divulgações pagas, anúncios, além de todas as práticas que já citamos, para construir um negócio lucrativo.

REDES SOCIAIS: investir em conteúdos que eduquem a audiência, é importante para atrair potenciais clientes. Originalmente, as redes sociais foram feitas para interações humanas e por isso, pode ser mais difícil efetivar vendas logo de cara.

Mostrar o funcionamento dos produtos, chamar a audiência para participar e tirar as dúvidas que podem surgir, investindo em vídeos, posts e lives.

SITES: Os sites podem utilizar posts para blog, que atraiam a audiência para informativos e, que os conecte para a compra. Investir em anúncios também pode ser uma boa.

WHATSAPP: Você pode utilizar o status do WhatsApp para divulgação dos produtos, replicar alguns conteúdos da rede social, atrair mais visibilidade, além de compartilhar com seus contatos, informações sobre novos produtos e promoções. Atenção para as regras de envio de mensagens pelo WhatsApp.

PLANO DE FIDELIZAÇÃO: Busque formas de fidelizar o seu cliente a comprar de você. Vouchers promocionais, planos exclusivos para assinantes, descontos progressivos, clube de vantagens… inove e mantenha o cliente sempre próximo à você.

INVISTA EM MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

A verdade é que todo mundo anda em ritmo acelerado. Um site que demora para carregar, pode ter menos vendas, se comparado a outro que tem a conexão mais rápida.

O mesmo acontece com atendimento. O cliente compra com mais facilidade de quem está disponível para ele quando precisa.

Oferecer a melhor experiência para o usuário, não está relacionado apenas ao processo de venda, mas também, a todas as ações posteriores à ela. Busque formas de manter o diálogo com o cliente, mesmo depois da venda.

E-COMMERCES DE SUCESSO PARA VOCÊ SE INSPIRAR

Para finalizar, listamos alguns dos maiores e-commerces da atualidade, onde você pode buscar referências e entender melhor como funcionam essas lojas, na prática:

  • Amazon
  • Magazine Luiza
  • Mercado Livre
  • Estante Virtual

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