Consumidores preferem empresas que disponibilizam informações na internet

Já não soa estranho afirmar que o consumidor tem se mostrado gradativamente mais exigente, e esta conclusão além de verídica, igualmente tem incitado pesquisas voltadas ao assunto, estas que, vêm revelando números interessantes para as empresas, pois agora, o senso crítico do target tem se tornado ainda mais aguçado em decorrência da internet.

O consumidor é crítico, conectado a internet, tornou-se muito mais

Comportando uma vasta gama do mais variado tipo de conteúdo, e com índice crescente de internautas, a rede se qualificou como a ferramenta favorita dentre o público, pois a mesma pode fornecer diversas informações sobre companhias, produtos/serviços, e também opiniões e sugestões de outras pessoas quanto as marcas.

O que as análises apontam sobre este comportamento?

Com a facilidade de alguns clicks, o consumidor pode obter uma infinidade de informações sobre tendências de mercado, lançamento de produtos, fazer comparações entre marcas e preços e, até mesmo, ler as experiências positivas ou negativas de outros consumidores com o produto desejado. A internet é um importante instrumento que dá maior poder de escolha ao consumidor”. Declara Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Segundo análise realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, foi possível constatar que em nosso país nove, em cada dez pessoas que se mantêm conectadas a internet, também usam a mesma para buscar informações sobre produtos ou serviços antes de efetuarem suas compras no comércio físico.

De acordo com os dados coletados, antes de sair de casa destinados às compras, o público tem como o favorito de suas pesquisas online os eletrônicos (75%), seguidos dos eletrodomésticos (58%), na lista também entram demais artigos como calçados (32%), vestuário (29%), entre outras mais mercadorias.

Assim como têm empregado a web para buscas que irão interferir em sua decisão de compra, os brasileiros, igualmente, se mostraram inclinados as opiniões e experiências anteriores de outros consumidores, disponíveis na redes sociais (39%) como também em blogs especializados (54%).

O estudo revelou que tal hábito vem se mostrando comum dentre todas as idades, mas a faixa etária de 18 à 34 anos tem se tornado destaque nesta questão.

Por que sua marca deve interagir e informar seu consumidor no meio online?

Na veemência por informações que auxiliem sua decisão de compra, desde aspectos e preço do produto, até opiniões de outros internautas referentes ao mesmo, os consumidores se sentem mais confortáveis e induzidos a de fato confirmar sua decisão de barganha com determinada marca quando têm conhecimento dos parâmetros de sua provável aquisição.

Por outro lado, quando há a obstrução ou dificultosos obtenção de referências, o target acaba optando por efetuar sua compra com o negociante que disponibilizou orientações sobre o item ofertado. Confirmando esta afirmação, dados apontaram que, 62% dos brasileiros com acessam a rede, visitam sites de comparações de preços e características das mercadorias.

Deste modo, é certo afirmar que, se sua empresa não tem utilizado a internet para interagir, explanar e esclarecer dúvidas de seu público alvo, está na verdade oportunizando ao concorrente suprir tal necessidade que, irremediavelmente, irá conquistar aqueles que deveriam ser seus clientes potenciais.

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