Como as agências de viagem podem crescer investindo em processos automatizados?

Agências de viagem precisam vender mais? Vale apostar na transformação digital e no Inbound Marketing para turismo para ver o desempenho comercial acelerar!

A era digital mudou totalmente a experiência de viajar e isso você já sabe. Mas, como utilizar a tecnologia e os novos hábitos de consumo para melhorar o faturamento da sua agência de turismo? Já pensou em apostar no processos ágeis e  ferramentas de automação?

Impactos da transformação digital para agências de viagem

Uma onda pode ser uma excelente metáfora para descrever a transformação digital. Ela é uma força natural, imparável e que, mais cedo ou mais tarde, alcança a todos. Alguns estão preparados para surfar e outros, com sorte, não se afogarão!

Quando o assunto é turismo, a onda transformou-se em um verdadeiro tsunami. Felizmente, sua força não é necessariamente destrutiva, mas invariavelmente transformadora e contínua. Isso faz com que os profissionais, gestores e empresários da área demandem estratégias para se adaptar ao novo cenário e vender mais.

A experiência de viajar foi intensamente alterada. Os turistas podem reservar passagens e acomodações sozinhos, “pré-visitar” pelo Google Street View e utilizar uma série de apps que facilitam sua vida. Entretanto, essas facilidades fizeram com que rapidamente a figura das agências deixasse de ser a principal opção para a intermediação dos roteiros de viagem.

Logo, não é segredo para ninguém do mercado a necessidade dessas empresas apostarem em um novo modelo de negócios operacional para alavancar a margem de lucro.

Como aumentar as vendas de uma agência de viagens utilizando processos digitais?

O que você leu acima não é nenhuma novidade. Hoje, vemos muito conteúdo sobre as consequências da transformação digital no turismo, mas pouco se fala em como auxiliar empresários do setor a resolverem seus problemas. Sejam operacionais, de processos no negócio ou de vendas.

Falamos constante que ferramentas de Marketing e até gestão de projetos digitais podem ser o caminho mais adequado para surfar a onda da transformação. Porém, para resultados efetivos em todas as frentes do negócio, é preciso ir além e utilizar de forma conjunta e estratégica três elementos: automação de marketing, inovação de processos e tecnologia para o turismo.

AUTOMAÇÃO DE MARKETING

Esse é um termo que ainda levanta dúvidas sobre seu significado. Quando falamos em automação para aumentar o desempenho de negócios, não nos referimos a ações simples. Como o agendamento de publicações em redes sociais, por exemplo.

Imagine você lidar com 10 leads/contatos diariamente; agora imagine lidar com 1.000. É pra isso que rotinas/processos automatizadas servem! Elas ajudam as pessoas do seu time serem mais produtivas.

A automação de marketing vai muito além e oferece muitas possibilidades. Sobretudo, trata-se de entender o interesse dos leads em cada estágio no funil de vendas e oferecer a ele as informações necessárias para seu avanço na jornada de compra de forma automatizada.

INOVAÇÃO DE PROCESSOS

Esse é outro termo utilizado em diversos contextos. Quando falamos em inovação, o foco é a utilização de estratégias disruptivas para se manter competitivo, relevante e atualizado.

O fato de você substituir planilhas, agendas, emails e lembretes manual por um sistema de gestão de vendas e atendimento ao cliente significa na prática que você adotou inovação na sua operação comercial.

TECNOLOGIA PARA O TURISMO

A tecnologia facilitou muito a vida dos turistas e atingiu em cheio o mercado de agências de viagem. Mas, engana-se quem acha que ela deve ser encarada como inimiga. Utilizada da forma correta, pode otimizar – e muito! – os resultados.

É nesse ponto que você lê e pensa: belos conceitos, mas como aplicá-los para aumentar meu resultado? Continue lendo e veja como os três fatores citados foram utilizados em um estudo de caso!

5 dicas de marketing para agência de viagens

Somos especialistas em transformação digital em operações de venda, inovação em negócios e marketing no meio internet e compartilhamos com você cinco hacks que implementamos numa agência de viagem especializada em grupos de terceira idade:

#1. HACK DE AUTOMAÇÃO

Hack para automação de WhatsApp

Com este contato em mãos, o céus passa ser o limite da sua criatividade!

Ao invés de ativar somente o ícone com link de abertura do aplicativo WhatsApp, você pode habilitar um widget com design semelhante ao app. Uma vez que o usuário preenche o formulário,  o lead fica gravado na base de contatos, além de abrir uma conversa imediatamente com o atendente.

#2. (RE)ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO COMERCIAL

Funil integrado de marketing e vendas operando juntos

Coloque o cliente no centro da sua estratégia.

Essa é, talvez, uma das táticas mais poderosas para agência e/ou operadoras com estrutura enxuta. Investir na (re)estruturação do processo comercial, fazendo com que o profissional responsável pelo pré-atendimento/venda (SQL/SDR) tenha um papel transversal, chegando até a outra ponta com o pós-venda.

Neste exemplo, testamos uma mescla de rotinas automatizadas com outras manuais e interação humana por e-mail, telefone, WhatsApp etc.

#3. HISTÓRICO DE NAVEGAÇÃO

Qualificação de lead com base no histórico de navegação e interesse

Com uma ferramenta integrada ao site e bem configurada é possível perceber se o usuário [potencial cliente] está aberto a receber uma ligação do vendedor.

Utilize o histórico de navegação das pessoas para identificar oportunidades de venda. Com o software de automação de marketing RD Station, por exemplo, você consegue configurar a funcionalidade lead tracking para monitorar o comportamento de navegação no site, disparar emails de pré-atendimento e com base nas interações/respostas, até fazer ligações no momento exato de interesse de compra.

#4. IMPLEMENTAR CRM DE VENDAS

CRM de Vendas para operadoras de turismo

Esta ação resultou na percepção de um grande número de oportunidades, tanto que o time de vendas precisou ser ampliado!

Excesso de planilhas, pedidos enviados por email, falta de histórico, inexistência de lista/cadastro de clientes, falta de follow up nas propostas, falta de previsibilidade de faturamento… resolvemos tudo isso com a implementação de um CRM de vendas para gestão de vendas, cadência de atividades relacionadas ao atendimento etc.

Dica importante: para que a ferramenta possa de fato auxiliar sua equipe de vendas, dedique tempo e energia no processo comercial da sua agência/operadora de viagens.

#5. FORMULÁRIOS A UM CLIQUE DO USUÁRIO

Geração de leads para agência de viagens

Por fim, foco no cliente! Lembre que ele está no centro da sua estratégia de crescimento.

Os comerciantes costumam dizer que o desafio consiste em levar o comprador da calçada para dentro da loja. Se ele/a entrar, a venda passa ser uma consequência daquele ato.

Então, não espere que o usuário saia clicando até chegar na página “fale conosco” do seu site. Incorpore formulário de contato nas páginas do blog, ative pop-ups em páginas estratégicas, apele com verbos imperativos, recorra ao widget de WhatsApp e se prepare para atender uma possível avalanche de leads/contatos sedentos por viajar.

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