Agências de viagem precisam vender mais? Vale apostar na transformação digital e no Inbound Marketing para turismo para ver o desempenho comercial acelerar!
A era digital mudou totalmente a experiência de viajar e isso você já sabe. Mas, como utilizar a tecnologia e os novos hábitos de consumo para melhorar o faturamento da sua agência de turismo? Já pensou em apostar no processos ágeis e ferramentas de automação?
Impactos da transformação digital para agências de viagem
Uma onda pode ser uma excelente metáfora para descrever a transformação digital. Ela é uma força natural, imparável e que, mais cedo ou mais tarde, alcança a todos. Alguns estão preparados para surfar e outros, com sorte, não se afogarão!
Quando o assunto é turismo, a onda transformou-se em um verdadeiro tsunami. Felizmente, sua força não é necessariamente destrutiva, mas invariavelmente transformadora e contínua. Isso faz com que os profissionais, gestores e empresários da área demandem estratégias para se adaptar ao novo cenário e vender mais.
A experiência de viajar foi intensamente alterada. Os turistas podem reservar passagens e acomodações sozinhos, “pré-visitar” pelo Google Street View e utilizar uma série de apps que facilitam sua vida. Entretanto, essas facilidades fizeram com que rapidamente a figura das agências deixasse de ser a principal opção para a intermediação dos roteiros de viagem.
Logo, não é segredo para ninguém do mercado a necessidade dessas empresas apostarem em um novo modelo de negócios operacional para alavancar a margem de lucro.
Como aumentar as vendas de uma agência de viagens utilizando processos digitais?
O que você leu acima não é nenhuma novidade. Hoje, vemos muito conteúdo sobre as consequências da transformação digital no turismo, mas pouco se fala em como auxiliar empresários do setor a resolverem seus problemas. Sejam operacionais, de processos no negócio ou de vendas.
Falamos constante que ferramentas de Marketing e até gestão de projetos digitais podem ser o caminho mais adequado para surfar a onda da transformação. Porém, para resultados efetivos em todas as frentes do negócio, é preciso ir além e utilizar de forma conjunta e estratégica três elementos: automação de marketing, inovação de processos e tecnologia para o turismo.
AUTOMAÇÃO DE MARKETING
Esse é um termo que ainda levanta dúvidas sobre seu significado. Quando falamos em automação para aumentar o desempenho de negócios, não nos referimos a ações simples. Como o agendamento de publicações em redes sociais, por exemplo.
Imagine você lidar com 10 leads/contatos diariamente; agora imagine lidar com 1.000. É pra isso que rotinas/processos automatizadas servem! Elas ajudam as pessoas do seu time serem mais produtivas.
A automação de marketing vai muito além e oferece muitas possibilidades. Sobretudo, trata-se de entender o interesse dos leads em cada estágio no funil de vendas e oferecer a ele as informações necessárias para seu avanço na jornada de compra de forma automatizada.
INOVAÇÃO DE PROCESSOS
Esse é outro termo utilizado em diversos contextos. Quando falamos em inovação, o foco é a utilização de estratégias disruptivas para se manter competitivo, relevante e atualizado.
O fato de você substituir planilhas, agendas, emails e lembretes manual por um sistema de gestão de vendas e atendimento ao cliente significa na prática que você adotou inovação na sua operação comercial.
TECNOLOGIA PARA O TURISMO
A tecnologia facilitou muito a vida dos turistas e atingiu em cheio o mercado de agências de viagem. Mas, engana-se quem acha que ela deve ser encarada como inimiga. Utilizada da forma correta, pode otimizar – e muito! – os resultados.
É nesse ponto que você lê e pensa: belos conceitos, mas como aplicá-los para aumentar meu resultado? Continue lendo e veja como os três fatores citados foram utilizados em um estudo de caso!
5 dicas de marketing para agência de viagens
Somos especialistas em transformação digital em operações de venda, inovação em negócios e marketing no meio internet e compartilhamos com você cinco hacks que implementamos numa agência de viagem especializada em grupos de terceira idade:
#1. HACK DE AUTOMAÇÃO
Com este contato em mãos, o céus passa ser o limite da sua criatividade!
Ao invés de ativar somente o ícone com link de abertura do aplicativo WhatsApp, você pode habilitar um widget com design semelhante ao app. Uma vez que o usuário preenche o formulário, o lead fica gravado na base de contatos, além de abrir uma conversa imediatamente com o atendente.
#2. (RE)ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO COMERCIAL
Coloque o cliente no centro da sua estratégia.
Essa é, talvez, uma das táticas mais poderosas para agência e/ou operadoras com estrutura enxuta. Investir na (re)estruturação do processo comercial, fazendo com que o profissional responsável pelo pré-atendimento/venda (SQL/SDR) tenha um papel transversal, chegando até a outra ponta com o pós-venda.
Neste exemplo, testamos uma mescla de rotinas automatizadas com outras manuais e interação humana por e-mail, telefone, WhatsApp etc.
#3. HISTÓRICO DE NAVEGAÇÃO
Com uma ferramenta integrada ao site e bem configurada é possível perceber se o usuário [potencial cliente] está aberto a receber uma ligação do vendedor.
Utilize o histórico de navegação das pessoas para identificar oportunidades de venda. Com o software de automação de marketing RD Station, por exemplo, você consegue configurar a funcionalidade lead tracking para monitorar o comportamento de navegação no site, disparar emails de pré-atendimento e com base nas interações/respostas, até fazer ligações no momento exato de interesse de compra.
#4. IMPLEMENTAR CRM DE VENDAS
Esta ação resultou na percepção de um grande número de oportunidades, tanto que o time de vendas precisou ser ampliado!
Excesso de planilhas, pedidos enviados por email, falta de histórico, inexistência de lista/cadastro de clientes, falta de follow up nas propostas, falta de previsibilidade de faturamento… resolvemos tudo isso com a implementação de um CRM de vendas para gestão de vendas, cadência de atividades relacionadas ao atendimento etc.
Dica importante: para que a ferramenta possa de fato auxiliar sua equipe de vendas, dedique tempo e energia no processo comercial da sua agência/operadora de viagens.
#5. FORMULÁRIOS A UM CLIQUE DO USUÁRIO
Por fim, foco no cliente! Lembre que ele está no centro da sua estratégia de crescimento.
Os comerciantes costumam dizer que o desafio consiste em levar o comprador da calçada para dentro da loja. Se ele/a entrar, a venda passa ser uma consequência daquele ato.
Então, não espere que o usuário saia clicando até chegar na página “fale conosco” do seu site. Incorpore formulário de contato nas páginas do blog, ative pop-ups em páginas estratégicas, apele com verbos imperativos, recorra ao widget de WhatsApp e se prepare para atender uma possível avalanche de leads/contatos sedentos por viajar.
E aí, gostou das dicas? Então, preencha o formulário abaixo com seus dados!