Cada vez mais a tecnologia faz parte de todos os processos de uma empresa, e o business intelligence ou inteligência de negócios faz parte dessa transformação digital. Totalmente atrelado aos indicadores de performance, essa maneira de analisar os dados vem transformando a realidade de diversos negócios.
Será que é o futuro?
Na verdade, estamos falando do presente, já que as grandes e até pequenas empresas que querem alavancar suas vendas, já tomam suas decisões baseadas em dados.
Então, hoje a gente quer te mostrar como usar o BI de forma estratégica pode impactar fortemente o seu processo de vendas. Afinal, de nada adianta apenas produzir dados, mas sim organizá-los da forma certa, para fazer as perguntas certas e assim encontrar boas oportunidades.
Acompanhe todas as informações até o final. Boa leitura!
O que é Business Intelligence?
Resumidamente, o Business Intelligence é a coleta, armazenamento, organização e análise de dados para a empresa tomar suas decisões estratégicas para otimizar o desempenho do negócio.
Através da tecnologia, as empresas conseguem medir e registrar praticamente tudo. Isso não é um problema. O maior desafio é conseguir extrair informações relevantes para que as pessoas tenham insights e tomem ações efetivas para o negócio.
Por isso, podemos dizer que o Business Intelligence é um conceito que busca ajudar a empresa a tomar decisões com base em dados unificados de tal forma que se tornam confiáveis para decidir quais caminhos o negócio deve seguir e o momento certo para isso.
É importante ressaltar que o Business Intelligence não é uma tecnologia. Apesar de ser necessária a integração de softwares e ferramentas para viabilizar o BI, estamos falando de um conceito que tem como objetivo utilizar corretamente os dados coletados e facilitar os processos da gestão empresarial.
Como surgiu o business intelligence?
Apesar de parecer algo muito novo, o Business Intelligence surgiu na década de 60, como um sistema utilizado para compartilhar dados entre as empresas, mesmo que superficiais, para ajudar nos negócios.
Com o avanço da tecnologia na década de 80, o BI já começou a se mostrar como uma ferramenta para ajudar na tomada de decisões.
Então essa inteligência de negócios que temos hoje é fruto da transformação digital, que permitiu a análise de informações algo muito mais útil e aprofundada, fornecendo informações para insights importantíssimos para o negócio.
Como ele funciona na prática?
Como nós já falamos aqui, o principal objetivo do Business Intelligence é coletar e organizar dados de forma estratégica para ajudar na tomada de decisões da empresa. Mas como isso funciona verdadeiramente?
Existe um processo, e vamos falar de cada uma das etapas desse conceito.
1. Coletar as informações (armazenamento)
Aqui é fundamental entender quais são os dados relevantes para o negócio, de acordo com o objetivo que se quer alcançar com a inteligência de negócios.
A empresa precisa decidir quais insights são importantes, como por exemplo aumentar as vendas, melhorar a comunicação, melhorar a imagem da marca ou otimizar as estratégias de produção.
Com esse objetivo traçado, as informações são coletadas e acontece uma segmentação, ficando apenas com o que é útil para alcançar o objetivo traçado.
2. É feita a análise dos dados (organização)
Uma vez que as informações são coletadas, chega o momento de fazer a análise destes dados. Esta é uma fase essencial do processo de Business Intelligence, e por isso, ter um excelente analista de BI impacta diretamente no sucesso da implantação desse conceito.
Aqui é necessário fazer uma organização dos dados, para que fique fácil visualizar e entender as informações. Além disso, os relatórios ficam disponíveis em dashboards, disponibilizados para consultas e atualizações sempre que necessário.
3. Compartilhamento das informações
Nesta etapa, o analista de TI vai dividir as informações com os setores interessados da empresa. Desta forma, é possível trocar ideias e ter insights para melhorar a tomada de decisões e decidir os melhores caminhos para o negócio.
4. Monitoramento
Este é um processo dinâmico, já que o mercado muda constantemente. Então, é fundamental fazer, além da análise do histórico, monitorar o que acontece no presente, para buscar novas fontes de dados, que estejam alinhadas à movimentação do mercado, dos consumidores e também da empresa.
Por que o Business Intelligence é fundamental no processo de vendas?
Segundo análise da Gartner, cerca de 65% das empresas B2B farão a transição da tomada de decisão de vendas baseada na intuição para uma abordagem comercial data driven até 2026.
Apenas com esta informação, já é possível entender o quanto o Business Intelligence é fundamental no processo de vendas.
Toda empresa depende das vendas, e consequentemente, ter um entendimento sobre o comportamento do consumidor, o momento certo de fazer uma oferta, para quem vender, etc, são dados de suma importância para aumentar as vendas.
O BI apresenta dados atuais e históricos no contexto dos negócios. Ele assessora o depto de vendas pela área de marketing. Os analistas de Business Intelligence conseguem identificar tendências de mercado, benchmarks de desempenho e concorrência e assim ajudar o departamento de vendas a ter uma visão mais clara do melhor momento e qual é a melhor oferta para cada tipo de cliente.
Com a unificação dos dados e a análise e organização correta, é possível perceber os gargalos e identificar grandes oportunidades. Mas é fundamental destacar a importância de ter um bom analista de dados, e essa é uma preocupação justificável das empresas e o motivo da valorização destes profissionais.
“Neste processo é importante utilizar nosso racional e emocional humano somados às informações geradas pelos dados. Afinal ainda existem algumas coisas que a inteligência artificial não é capaz de processar. Ainda existem insigths que são nossos, que só vêm de nós, do ser humano. Por isso este profissional está tão valorizado no mercado”. [Guilherme Miranda – Administrativo AD/85]
Para tomar decisões mais ágeis e seguras, é preciso usar indicadores que funcionam para a empresa. Afinal, não são todos os dados que precisam ser analisados, mas sim os que são relevantes para alavancar os negócios e gerar mais vendas.
E não estamos falando aqui apenas dos grandes negócios. As pequenas e médias empresas também podem se beneficiar da inteligência de negócios, mas isso é geralmente feito pelo gerente comercial, que possui muitas outras atividades.
Porém, é possível sim aplicar esse conceito. O ideal nestes casos é dividir as informações com departamentos importantes que também impactam nas vendas. Esse compartilhamento faz com que outras pessoas possam dar opiniões e gerar insights importantes para o negócio.
Então, vamos listar aqui algumas vantagens do conceito do Business Intelligence para ajudar no processo de vendas:
- identificar oportunidades para fazer a oferta certa, no momento certo, para o cliente certo;
- a análise mais profunda do comportamento do público-alvo da empresa;
- entendimento da concorrência para não perder nenhuma oportunidade;
- acompanhamento do desempenho do negócio;
- entendimento dos gargalos, erros ou problemas para otimizar a resolução;
- identificação das tendências do mercado e assim aumentar as chances de aumento de vendas.
O futuro é agora
Com todas estas informações, já deve ter ficado claro o quanto o Business Intelligence pode transformar os processos de vendas, através de ações estratégicas e assertivas para o negócio.
Porém, isso precisa ser feito da forma certa, afinal, ter apenas os dados e não utilizá-los para ter insights e excelentes tomadas de decisão, não é interessante para o negócio.
Por isso, contar com uma ajuda especializada pode fazer grande diferença para que o seu processo de vendas realmente consiga ser otimizado.
Saber o momento certo de fazer uma oferta, a melhor forma de se comunicar com seu público-alvo e o que oferecer para estas pessoas é a chave para aumentar as vendas. E tudo isso pode ser conseguido com uma boa análise de dados, implementando o conceito de Business Intelligence na sua empresa.
Então, não fique para trás. O futuro é agora, e com a concorrência cada vez mais acirrada, é essencial estar na frente e entender o comportamento do consumidor para se manter no mercado
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