Mesmo com tantas vantagens, os principais especialistas da área ainda não acreditam no Bing como um sério concorrente do Google. Mas, o certo é que quando se trata de certa complexidade na busca, o Bing sai ganhando.
Bing ou Google, qual o melhor buscador?
Com a chegada do Bing no Brasil, no ano passado, surge a dúvida de qual plataforma pode garantir a melhor visibilidade para empresas e também ser o melhor para milhões de pessoas que fazem busca online. Se a comparação for por publicidade, não há o que se discutir, o Google é um gigante que rendeu, somente em 2012, mais de US$ 50 bilhões em receita de publicidade.
O Bing gerou algo em torno de US$ 1 bilhão. Mas, é preciso observar alguns outros pontos relevantes sobre as plataformas que talvez sejam essenciais para a escolha futura e possam ameaçar a supremacia do Google.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Serasa Experian, o Google é o mais procurado no Brasil quando o assunto são pesquisas na Internet. Em setembro do ano passado, mais de 80% das buscas brasileiras utilizavam o Google, enquanto o Bing Brasil ficava em terceiro lugar, com 4,48% das buscas. Algo, no entanto, chamou a atenção – apesar da pouca procura no Bing, ele liderava o ranking na chamada taxa de sucesso.
O que isso significa? Que 84,11% das buscas resultaram em acesso às páginas mostradas nos resultados. O Google Brasil, nesse quesito, ficou na quinta colocação. No entanto, lidera a campanha de link patrocinado.
Há outros itens que podem ser considerados vantajosos para o Bing, principalmente quando o assunto for a publicidade online. O Facebook, considerada a mais popular das redes sociais, realizou uma parceria com o Bing. Ela permite que o buscador incorpore os amigos do Facebook em sua pesquisa e possa conversar com eles durante a busca, além de compartilhar os resultados. O Google também tem sua própria rede social, o Google+, que não é muito popular e ainda engatinha no quesito da escolha dos internautas.
Mesmo com tantas vantagens, os principais especialistas da área ainda não acreditam no Bing como um sério concorrente do Google. Mas, o certo é que quando se trata de certa complexidade na busca, o Bing sai ganhando. Ele possui filtros eficazes como o de imagens, por exemplo, que interpretam se a procura do usuário é por uma pessoa, lugar ou objeto.
Outra grande vantagem é o Bing Video Search que permite aos usuários fazem procura através de vídeos. A proposta da ferramenta não é só o de pesquisar o que o usuário deseja mas, sim, ajudá-lo a planejar e tomar decisões importantes para o seu dia a dia e seu negócio. É um conceito que pode significar um maior equilíbrio para o mercado nos próximos anos.