O marketing de relacionamento sempre foi um desafio. E uma saída pode estar no celular!
Quem hoje não conhece o WhatsApp? Nas mãos de milhões de usuários, este aplicativo tem se tornando indispensável no cotidiano das pessoas. Como uma forma rápida e muito prática de comunicação, além de gratuita, logo caiu no gosto do público de maneira avassaladora.
No entanto, não só de entretenimento viverá o homem! E foi o que as organizações têm sacado. Visando o WhatsApp não apenas como um aplicativo usado para jogar conversa fora, mas, também, como uma ferramenta muito viável para o âmbito empresarial e, justamente isso, é o que algumas companhias têm se empenhado em fazer, visto que este ano, segundo informações recentíssimas reveladas por Jan Koun, CEO e cofundador do app, este atingiu a margem de 800 milhões de usuários ativos por mês em abril de 2015, superando índice do Menssenger e Facebook, como também dos demais concorrentes.
Como funciona o marketing de relacionamento pelo WhatsApp?
Emergida no ano passado com as eleições, a ideia de usar o WhatsApp para atingir o público teve seus primórdios com o envio de “santinhos virtuais”, passado este episódio político, algumas instituições adotaram a tática para envio de spans, atraídas devido ao alto poder de alcance e custo zero, deste modo, superando a utilização do SMS para este fim.
Tomando destaque por sua utilização muito prática, o uso desta ferramenta tende a crescer, é o que afirma Fabio Assolini, analista de segurança do Kaspersky Lab, “Por ser gratuito, o WhatsApp substituiu o SMS na vida dos brasileiros […]. “A lógica é que quem espalha o spam mude de plataforma também, o que significa que as propagandas indevidas continuarão crescendo no WhatsApp à medida que o usamos mais,”.
Contudo, não unicamente para envio de mensagens indesejadas tem sido empregado este app, e exemplo disto, são as pequenas empresas de varejo online, que com uma relação de contatos da clientela, dispõe-se ao recebimento de mensagens, assim, proporcionando ao consumidor o esclarecimento de dúvidas, reclamações ou sugestões, permitindo a criação de grupos que direcionem promoções personalizadas para cada perfil de cliente, de modo rápido e direto por meio de um número específico da própria loja.
Vale lembrar que não exclusivamente para o público externo pode ser o uso deste app como ferramenta de trabalho, mas de grande benefício também para manter comunicação com o público interno, visto que o WhatsApp possibilita o compartilhamento rápido de informações e avisos para a equipe.
A utilização bem estruturada de aplicativos que já estão na preferência do público pode delinear um excelente ponto de atuação para as empresas aplicarem suas estratégias, todavia, torna-se importante reforçar que qualquer tomada de decisão deve, antecedentemente, ser bem planejada de forma a não ser encarada pelos consumidores como invasiva e de mal gosto.
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