Uma estratégia digital de marketing, até pouco tempo atrás, parecia apenas mais uma forma opcional de se atingir o público alvo, contudo, o alavancar da Internet, coadunado ao maior poder de acessibilidade, levou tais medidas virem a se formatar como imprescindíveis e, cada vez mais tem se percebido que as empresas resistentes e esta nova tendência vêm sendo superadas pela concorrência.
Inúmeros estudos da atualidade revelam o potencial da internet quando voltada para fins empresariais, no entanto, o que no início era visto como diferencial, hoje, se edificou como estratégia indispensável, levando as organizações adeptas a faturarem até 9% acima da média do mercado.
Para os negócios, as táticas representam não apenas maior visibilidade e interatividade com o consumidor, mas ao mesmo tempo, eficiência de processos, redução de gasto e otimização de campanhas, o que logo leva a compreender a razão de esta ter se tornado um excelente meio para qualificar e acrescer os resultados obtidos pelas entidades financeiras.
O que os dados apontam sobre o uso da estratégia digital
Índices apontam que instituições que investem em estratégias online ganham sobre a média do mercado faturamento de 9% acima, e aumentam em 26% sua lucratividade, segundo estudo realizado nos Estados Unidos.
Apesar dos efeitos positivos já conquistados por muitas organizações em virtude da internet, outras muitas ainda não empregaram este meio em seus processos, assim como aponta a análise executada pelo MIT Center for Digital Busines, revelando que somente 20% das instituições possuem pelo menos um colaborador responsável pelas estratégias virtuais.
Ao segmentar o mercado nacional, pode-se notar que a atuação online por parte das empresas têm progredido, no entanto, ainda se mostra atrasado em comparação aos demais países, que investem e usufruem avidamente mais deste meio.
Outro ponto que as organizações têm se mostrado falhas na questão de integração a rede, é a capacitação digital de seus colaboradores que recorrentemente não possuem conhecimento nem experiência sobre estratégias digitais.
Como melhorar o desempenho da empresa a partir de investidas digitais
O primeiro passo antes de iniciar as atividades institucionais na internet é certificar-se que a equipe detêm knou-how para realizar tais ações. Os profissionais ideias para a matéria devêm ser adjetivados das características que compõem o DAAC, atributos que correspondem as demandas de se desenvolver este tipo operação.
Cidadões Digitais: Indivíduos que já nasceram em meio à difusão da internet, ou que possuem grande domínio sobre suas funcionalidades e canais de interação;
Feras em Análise Web: Profissionais que têm habilidade com a mensuração de e análise de dados;
Feras por seu Alcance na Web: Pessoas que possuem um bom relacionamento com os canais sociais, mantendo atualizações e publicações interessantes, assim, sustentando uma boa interatividade com sua rede de amigos virtuais;
Criadores de Conteúdo: Uma das metologias mais visadas para a web é a criação de conteúdo relevante, um dos principais atrativos dos internautas;
Com o time e objetivos alinhados, o passo seguinte é delinear a estratégia, tomando por base a visão clara e compartilhada de público e canal de atuação, levando em consideração processos técnicos, direcionamento de recursos, e metas expectadas. Desta forma, é possível ter um panorama compreensível das operações e sua eficiência a cada etapa.
Como uma oportunidade inteligente de superar a crise e minimizar os danos econômicos, os empresários brasileiros vêm empregando estas medidas no sistema interno de seus negócios e, de acordo com pesquisas recentes, estes têm obtido melhor desenvoltura em seu segmento.
Aproveite e confira também nosso bate-papo sobre Vida Digital com Reinaldo Nogueira.
Fonte: CIO
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