Projetos digitais – sejam web ou mobile, um portal ou um game – ganham cada vez mais espaço nas estratégias de negócio de empresas, de todos os tamanhos e segmentos. No mercado de educação não é diferente: muitas instituições têm ampliado sua atuação digital e outras tantas já nascem nesse formato.
Entretanto, o momento de colocar a gestão de projetos digitais em prática pode ser muito mais complicado do que se espera.
Para entender melhor, continue conosco conforme avançamos pelo assunto!
Ajuda profissional pode ser o “X” da questão para a gestão de projetos digitais
São programações, dados, métricas, objetivos, diferentes tecnologias, campanhas e muitos outros fatores e variáveis envolvidos na tarefa… Isso faz com que muitos executivos encontrem barreiras ou mesmo não alcancem o padrão de excelência que planejavam para seu projeto.
Afinal, não é fácil fazer um projeto rodar na empresa sem dominar o mundo digital. E é nesse ponto que um profissional especializado pode fazer toda a diferença.
O gestor de projetos é o profissional responsável por supervisionar a implementação de todas as fases de um projeto – ou seja, é antes de tudo um facilitador de processos. Ele é capacitado para pôr em prática os projetos no menor tempo possível e com o maior nível de qualidade. Também detém conhecimentos sobre negócios na internet e está preparado para fazer a interface entre os diversos agentes envolvidos no desenvolvimento das inúmeras tarefas necessárias a um objetivo como esse.
Entre as principais habilidades de um gestor voltado a negócios digitais encontramos:
- Habilidade para gerenciar múltiplos processos: cada projeto é, na verdade, composto por pequenos processos sendo desenvolvidos simultaneamente por algumas equipes. É imprescindível conseguir equacionar todos em tempo real!
- Relacionamento interpessoal: nenhuma característica é mais importante do que conseguir se comunicar de forma clara e precisa – envolvendo todos os agentes do projeto para o mesmo objetivo. Conhecer os profissionais e suas habilidades é o ponto de partida para obter a melhor performance de cada um.
- Metodologia: é importante que o gestor desenvolva suas funções a partir de um sistema metodológico organizado, eficaz e de fácil entendimento. É ele quem colocará todos os profissionais e equipes apontando para a mesma direção.
Muitas empresas optam pela contratação e incorporação desses profissionais em suas equipes. Porém, essa ideia muitas vezes esbarra em dois problemas: ainda existe grande carência de profissionais habilitados em gestão de projetos digitais em relação à demanda do mercado. Essa falta de pessoas aliada aos custos trabalhistas muitas vezes aumenta a necessidade de investimento.
Como um consultor pode aperfeiçoar meu projeto?
Uma alternativa para resolver e desenvolver a boa gestão de projetos digitais – com bom custo/benefício e sem a necessidade de vasculhar o mercado – é optar por um consultor externo. O modelo pode oferecer diversos benefícios, entre eles a certeza de ter o projeto sob a gestão de um profissional experiente e dedicado 100% ao tema.
“Todo projeto precisa ter um dono, senão ninguém da empresa assumirá os problemas para tentar resolvê-los. Consequentemente, há perda de foco e, claro, de produtividade e o projeto acaba se perdendo em todo o processo”, conta Rogério Costa Matofino.
Com mais de 10 anos de expertise em gestão de projetos digitais, equipes e processos, o especialista crê que a melhor forma de alcançar os objetivos na área é fazer uma imersão na rotina da empresa.
Somente dessa forma é possível entender, detalhadamente, todos os processos de cada área – como fluxos, perfis dos colaboradores e resultados financeiros. A partir daí, pode-se traçar as metas em um planejamento passo a passo bem definido, estruturado e transparente aos gestores da empresa, que acompanham cada etapa para validar as decisões do gestor.
Gestão de projetos digitais na prática
O Portal ERP é uma plataforma de conteúdo e serviços atuando no segmento de TI, com foco em sistemas de gestão empresarial. Destaca-se por ser uma das fontes mais completas sobre ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) disponíveis no mercado. É um dos projetos desafiadores liderados por Matofino.
Quer conversar sobre aquele seu projeto? Faça como outros clientes, ENTRE EM CONTATO agora mesmo! Vamos adorar poder ajudar. Até a próxima!