O “tecniquês” da transformação digital pode ser um problema?

Uma coisa é certa: a transformação digital veio para ficar. Embora tenha ganhado força há pouco tempo, isto é, em 2020, os resultados surpreendentes do conceito no mundo corporativo já deixaram claro que o investimento em soluções tecnológicas não vai parar. Pelo contrário, continuará crescendo cada vez mais.

A crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19 mudou para sempre o jeito de se fazer negócios. Com o isolamento social, o comportamento dos consumidores ficou totalmente diferente. Enquanto isso, uma série de empresas foram obrigadas a adaptar suas atividades às plataformas digitais para não fechar.

Neste contexto, houve uma aceleração do conceito de transformação digital em toda sociedade. O que demoraria 4 ou 5 anos para vir à tona, aconteceu em alguns poucos meses. Entretanto, tudo o que acontece rápido demais, pulando etapas importantes, traz consigo problemas.

A transformação digital já é uma realidade. Não há a menor dúvida disso. No entanto, por conta da mudança repentina, esse novo mercado ainda tem várias lacunas de imaturidade. Uma delas é o vocabulário tecnicista comum nas operações de vendas, o qual tem causado divergências entre os executivos.

Logo abaixo, vamos te mostrar os motivos pelos quais o tecniquês da transformação digital está causando problemas dentro do ambiente corporativo, e como isso pode impactar seu negócio. Assim como, qual é o melhor caminho para lidar com a situação.

O que é transformação digital nas empresas?

Nas empresas, a transformação digital nada mais é do que um processo de mudança necessário para otimizar processos que já ficaram obsoletos do mercado tradicional. Por meio de tecnologias, métodos e estratégias inovadoras, os negócios aumentam sua produtividade e, consequentemente, seus resultados com o conceito.

Mas qual é o objetivo da transformação digital no ambiente corporativo? A princípio, sobreviver era tudo o que importava para empresas que estavam aderindo às soluções tecnológicas. Agora, porém, mais do que uma mudança estrutural, o conceito representa uma alteração cultural.

Atualmente, a transformação digital significa a implementação de um novo mindset em cada um dos setores do negócio. Essa mudança de mentalidade leva empresas a usar a tecnologia para resolver problemas tradicionais com mais rapidez e eficiência. Não à toa, entre os pilares do conceito, estão:

  • experiência do cliente;
  • uso constante de feedbacks;
  • agilidade na entrega;
  • adaptabilidade.

Em outras palavras, soluções tecnológicas são tratadas como um meio para alcançar determinado resultado e não um fim em si mesma. Desse modo, o objetivo é melhorar a performance da empresa de dentro para fora, mudando todo o seu posicionamento.

Contudo, ainda vai demorar um tempo até que o mercado digital amadureça totalmente. Assim, há lacunas que estão provocando problemas na transição tecnológica das empresas, como, por exemplo, o vocabulário tecnicista que boa parte dos executivos encontram dificuldades para entender.

Porque executivos não entendem o tecniquês da transformação digital?

À medida que mais empresas foram sendo transformadas digitalmente, o uso de um vocabulário mais tecnicista dentro do ambiente corporativo também se tornou comum. Trata-se da utilização de palavras, como prospect, lead, KPI, OKR, squad e pipeline, por exemplo, nas conversas e reuniões do dia a dia da empresa.

A ideia de usar estes e outros termos era tentar simplificar a comunicação relacionada com os novos recursos tecnológicos, métodos, estratégia e mentalidade do empreendimento. Porém, na prática, está acontecendo exatamente o contrário.

Isso porque, a todo momento uma palavra faz a diferença essencialmente em comunicação e publicidade: contexto. Você nunca verá um anúncio de Coca-Cola, por exemplo, apresentando apenas o produto, mas sim uma ideia, uma história, um refrigerante inserido no contexto de família, festa e alegria.

A maioria dos termos tecnicistas do vocabulário da transformação possuem significados mais simples em outros contextos. Hoje em dia, muito se fala das Squads, por exemplo. Só que, esse modelo organizacional tem similaridades com outros conceitos, como pelotão, time, equipe e grupo.

Além disso, quando o assunto é processos da operação comercial da empresa há vários termos que se parecem: pipeline, esteira, régua, jornada, fluxo, quadro e workflow. Da mesma forma, acontece com os termos de segmentação, lista, grupo e cluster.

Enfim, é tudo praticamente igual. A gente é que fica vendendo vinho em garrafa nova. Contudo, a falta de uma comunicação mais assertiva resulta em problemas na gestão de inovação. Os executivos não entendem exatamente o que está sendo dito, o que prejudica o avanço da transformação digital na empresa.

Então, opte por uma linguagem mais simples possível com os executivos. O tecniquês mais atrapalha do que ajuda na comunicação da empresa, tanto interna como externa. Ao descomplicar o vocabulário, porém, todos os benefícios da transformação digital vão colocar seu negócio em um outro nível.

Descomplicando o vocabulário com o Storytelling

Para profissionais de inovação, agilistas e analistas de transformação digital, por exemplo, uma das melhores formas de descomplicar o vocabulário tecnicista é explorar o Storytelling, isto é, encaixar o tecniquês em uma narrativa que explica de forma clara o que cada coisa é.

Contar histórias é uma estratégia ancestral que atrai, prende e recompensa a atenção das pessoas. É o jeito de transformar algo monótono em uma coisa atrativa, impactante e convincente. Assim, é essencial não só para simplificar a comunicação com os executivos, mas também com os decisores da empresa.

Técnicas de Storytelling vão ajudar você a contextualizar o que está sendo dito. O entendimento dos executivos deve ser o menos subjetivo possível, pois os setores precisam estar alinhados para que a nova mentalidade proposta pela transformação digital seja implementada em cada canto do negócio.

Quanto aos decisores, a estratégia vai ajudar a quebrar suas objeções. O que ainda os impede de comprar o produto ou serviço oferecido. Simplificar o discurso vai fazê-lo entrar no mundo do outro e ser menos egoísta, melhorando assim a experiência do cliente.

A verdade é que se você ficar batendo na mesma tecla, dizendo squads, product owners e “mude o seu mindset”, a transformação vai demorar demais para acontecer. E o negócio, por sua vez, vai ficar para trás dos concorrentes por conta da necessidade iminente de mudança.

Portanto, o vocabulário tecnicista não é algo que todos devem se adaptar e pronto. Há uma clara dificuldade de compreensão por parte dos executivos e ainda mais para o público em geral. E o uso de estratégias como o Storytelling pode descomplicar esse tecniquês de uma vez por todas.

Uma história real sobre o tecniquês

Há um tempo atrás, um brasileiro que mora em Portugal foi contratado para uma posição gerencial numa startup francesa. E nos procurou pedindo ajuda porque estava se sentindo inseguro e com medo de ser mandado embora do novo trabalho.

Ele já somava mais de 30 anos de carreira como gerente de produto, tinha experiência em sistemas, como implementação de CRM e ERP, e muitas qualificações. Ainda assim, estava apreensivo porque era tudo novo no mundo de startups

Novo? Será mesmo? Nós fizemos um de/para com seus conhecimentos e experiências, ajudando-o a compreender pontos similares em técnicas e metodologias de projeto. Explicamos, por exemplo, que OKR estava embaixo do guarda-chuva BSC. Assim como, que uma 5W2H era equivalente a sprint em um contexto de priorização.

O resultado? Este mesmo profissional nos ligou para agradecer e disse que estava saindo de férias pelo segundo ano. Ele estava performando muito bem na empresa, acompanhando a alta liderança, acionistas e tudo mais. Nós simplesmente contextualizamos termos técnicos e a mudança foi notória.

Conclusão

Se você chegou até aqui é porque sabe que, apesar de ser vantajosa, a transformação digital tem os seus desafios. Sendo o vocabulário tecnicista um entre tantos outros que você deve enfrentar para terminar esse processo de mudança.

Então, para acelerar a transformação digital da sua empresa, agende uma reunião online com nossos especialistas e faça o diagnóstico de cenário, encontrando soluções efetivas para sua realidade. É 100% gratuito e nós garantimos: vale muito a pena!

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